Image Alt
This page is

HIIT

HIIT

É considerado como um treino eficiente em termos temporais para alcançar benefícios de saúde associados ao exercício físico pois a falta de tempo continua a ser enumerada como uma das principais barreiras para a prática de fitness.

Comparativamente a outros treinos mais tradicionais o treino HIIT promove um maior dispêndio calórico especialmente no período pós-exercício pois existe uma maior captação de oxigénio e permanece elevada durante um período mais longo quando comparado com um treino contínuo. Este consumo de oxigénio pós-exercício (EPOC) pode ser influenciado por diversos fatores, tais como, a quantidade de oxigénio a ser necessária para converter o ácido láctico em glicose, a temperatura corporal elevada, como também as hormonas adrenalina e noradrenalina serem mais elevadas levando assim a um maior dispêndio calórico.

Após um treino HIIT existem alterações metabólicas e neuromusculares e ao longo de várias sessões de treino HIIT (períodos superiores a 4-6 semanas) tem como resultado uma melhor performance nos exercícios que leva a uma maior oxidação de gorduras e aumento da capacidade aeróbia.

Benefícios do Treino HIIT

  • Melhora a condição cardiorrespiratória (aeróbia e anaeróbica);
  • Reduz a percentagem da massa gorda, mantendo a massa muscular;
  • Melhora pressão arterial;
  • Melhora a sensibilidade à insulina (maior utilização da glicose como fonte de energia);
  • Previne o risco de aparecimento de DCV.
  • É seguro para praticantes com patologias cardíacas, diabetes e com sobrepeso.